sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Importância da Leitura


Após o incidente com a Secretaria de São Paulo de distribuiu às Escolas Estaduais mais de mil exemplares do livro “Dez na área, um na banheira e ninguém no gol”, contendo 11 histórias escritas por diversos autores, com temas relacionados ao futebol, porém algumas com conotações sexuais, agora é a vez da Secretaria de Educação da Bahia, distribuir em suas Escolas Estaduais, a resvista "Viva!", de caráter pedagógico, que visa por objetivo opniar sobre os problemas estaduais baianos relativos à educação e à desigualdade social, contendo uma tira, selecionada para ilustrar uma reportagem sobre o programa "Letramento Prazer: Chico Bento em ação", onde no diálogo há um palavrão.

Segundo o secretário de educação, dez mil cópias de Viva!, de 60 mil ao todo, já tinham sido distribuídos quando o problema foi constatado. A secretaria decidiu então cobrir a "frase negra" com um carimbo e prosseguiu na entrega do restante.

A desculpa dada foi que o diálogo tinha sido alterado do desenho original, publicado na página do cartunista Maurício de Souza. O instituto do criador da Turma da Mônica informou que recebeu um pedido de desculpas do governo da Bahia. Já Associação dos Professores da Bahia quer que todas as revistas sejam recolhidas. “Tem que ser procurado os responsáveis para punir quem tem culpa no cartório”, diz Rui Oliveira, presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia.

Mas a questão é quem vai se responsabilizar por não ter lido e autorizado a publicação, além do quanto de dinheiro público não foi gasto e não será gasto para consertar o estrago. Portanto, cabe a nós professores, incentivarmos a leitura desde a pré-escola, para que ,futuramente, erros absurdos como estes, não passem desapercebidos.

Nenhum comentário: