quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A importância do Desenho no Desenvolvimento da Criança


O Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. A medida que o desenho infantil se desenvolve...também se desenvolvem as capacidades que a criança tem para aprender a escrever. Portanto é essencial motivar a crianças na hora do desenho e deixar a criatividade solta sem controlar as cores e seguir padrões.


As frases positivas devem ser utilizadas com frequência na educação. Diante de outras pessoas, aumenta a sua eficácia. Abaixo, segue frases para uma motivação positiva e a consequente relação com a atitude promovida. É recomendável surpreender aos filhos fazendo algo bom e dizê-lo. Uma vez por dia, seria muito bom.
MOTIVAÇÃO POSITIVA (frases ditas pelos pais aos seus filhos) - ATITUDE PROMOVIDA(nos filhos)


Você foi capaz de fazê-lo!Sou capaz

Muito bem! Eu sei que conseguirá !– Sou capaz

Estou muito orgulhoso de você!Satisfação

Te parabenizo pelo que você tem feitoAlegria, vontade de melhorar

Que surpresa boa você me deu!Alegria

Reparo que cada dia você é melhorVontade de sê-lo

Creio o que me diz, você faráConfiança

Você sabe que eu quero o melhor para vocêAmor

Não esperava menos de vocêConfia em mim

Você pode chegar onde quiserPosso fazê-lo

(Frases de Pablo Garrido. Professor do Instituto Europeu de Estudos da Educação)


Portanto, o pensamento evolui se a criança tiver oportunidade de desenhar e extrair informações desta experiência. As aprendizagens são facilitadas quando o adulto se coloca como aprendiz diante da criança, tentando entrar no ponto de vista dela, em vez de impor a todo instante seu modo particular de ver e entender o mundo. Agindo desta maneira, ajudamos a criança a valorizar sua capacidade de criar, o que por sua vez, interfere na sua auto-estima.

Nenhum comentário: