terça-feira, 18 de agosto de 2009

Planeta Melhor X Filhos Melhores


A pergunta a seguir, foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
"Todo mundo pensa em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Atualmente com a falta de limites impostas pelos pais, os jovens chegam na escola sufocados em seus projetos de vida. Não sabem filosofar, debater, refletir; apenas em consumir. "Conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas quase nada sobre o mundo que são". Preocupam-se tanto em informar que esquecem de formar.A educação tornou-se seca, fria e sem tempero emocional. Os jovens raramente sabem pedir desculpas, reconhecer seus limites ou colocar-se no lugar dos outros e para agravar ainda mais a situação, há muitos alunos deprimidos e sem encanto pela vida.

A grande maioria dos jovens não conhecem seus pais. Respiram o mesmo ar e comem dos mesmos alimentos, mas são estranhos um para o outro e para supri a falta de atenção, acabam errando ao dar bens materiais ou liberdade excessiva. E quando esta carencia é refletida na escola, os pais mais uma vez, preocupados em serem amigos ao invés de, simplesmente, serem pais, colocam a culpa no professor e na escola.
Os filhos não precisam de pais que lhe dão presentes materiais, mas sim, que lhe dêem a sua hstória, suas experiências, lágrimas e , principalmente, o seu tempo. Afinal, os pais que vivem em função de dar presentes para seus filhos são lembrados por um momento; já os pais que preocupam-se em dar atenção, tornam-se inesquecíveis.

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...


Pais, pensem nisso! Pois uma espécie que não cuida dos seus pequenos, não tem como sobreviver.

Nenhum comentário: